6/16/2021

Resenha - Sol e Tormenta, de Leigh Bardugo

 


Sol e Tormenta é o segundo volume da Trilogia Grisha, da autora Leigh Bardugo, que me entregou uma história arrebatadora e super envolvente.

Em Sol e Tormenta nós seguimos acompanhando a fuga de Alina e Maly, para o mais longe possível da Dobra e do Darkiling. Mas quando os personagens estão começando a fazer planos de uma possível vida a dois, tudo muda e eles ficam frente a frente com as sombras novamente.

De repente, Alina e Maly se encontram a bordo de um navio desconhecido e descobrem que o Darkling tem novos planos maléficos para conquistar Ravka e tirar o rei de seu trono. Após um momento revolucionário, Alina segue para sua terra natal, determinada a assumir o comando de uma guerra, no entanto, ela se depara com uma nova Ravka e com diversas provações ao lado de novos aliados.

O livro é cheio de ação do início ao fim. Em Sombra e Ossos, a história discorre mais lentamente por ser um livro introdutório, que nos apresenta esse novo universo. Mas Sol e Tormenta, já chega chegando, nos apresentando personagens novos, como o corsário, um homem imprevisível, envolvente, lindo e muito engraçado (trocaria Darkling por ele, confesso), e os gêmeos Tolya e Tamar, que são fantásticos! O livro é cheio de batalhas e reviravoltas.

Nesse segundo volume, a personagem Alina que conhecemos começa a mudar. Além de ter que lidar com os conflitos externos, a personagem vive um constate conflito interior entre o amor e o poder. E tudo isso tem um preço. Determinada, o seu objetivo é, agora mais do que nunca, derrotar Darkling e livrar Ravka das trevas.

Além do corsário, me encantei pelo desenvolvimento da Alina. A autora construiu muito bem as emoções da Conjuradora. Eu sentia suas inseguranças e tristezas ao ter que lidar com seus conflitos, de uma órfã para uma Conjuradora do Sol que necessita salvar um reino, em meio a um cenário caótico, para uma Mulher que precisa lidar com seus medos, inseguranças, paixões e o amor que sente pelo rastreador, que cada vez mais escorrega de suas mãos, pois nenhum dos dois é o mesmo de antes.

E o Darkling? Nossa, ainda mais envolvente, sedutor, poderoso e obcecado pelo poder. E a química que rola entre ele e Alina ainda é muito forte e apaixonante.

Adorei como o livro acaba e o link para o terceiro livro. Sério, lagrimei com a última cena. Foi emocionante ver a devoção do povo por sua Santa e a escolha final da Alina. Dá até um pouco de raiva dela, por judiar tanto do Darkling. Depois desse livro, passei a ter dois amores na trilogia.

Se você ainda não leu essa série, não sabe o que está perdendo!

 

Título original: Siege and Storm

Autora: Leigh Bardugo

Editora: Planeta do Brasil

Gênero: Fantasia

Tradução: Eric Novello

Lançamento: 2021

Número de páginas: 352

Li pelo Kindle

 

QUOTES

"O que é infinito? O universo, e a ambição do homem."

“Quando as pessoas dizem impossível, geralmente querem dizer improvável”.

"Quanto menos você disser, mais peso suas palavras terão. Não discuta. Não se dê ao trabalho de negar. Retribua insultos com risadas."

"O medo é um aliado poderoso - ele disse. - E leal."


Texto e foto: Carla Anastácia Fischer


Nenhum comentário:

Resenha: Todas as suas (im)perfeições

Resenha – Todas as suas (im)perfeições Autora: Colleen Hoover Editora: Galera Record Páginas: 302 Ano: 2021 Apaixonante e acolhedor....